quinta-feira, 4 de outubro de 2018

4 de Outubro Dia de São Francisco de Assis

Oração a São Francisco de Assis

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.
Amém!

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

2 de Outubro: A data esquecida

Vocês sabiam que 2 de otubro é comemorado o dia do Anjo de Garda? Pois é, esses tão maravilhosos seres também tem seu dia, do qual nunca foi divulgado. O que são anjos de guarda? Aos Anjos da Guarda é confiada individualmente cada pessoa ao nascer, protegendo-a do mal até onde a ordem divina o permita, fortalencendo corpo e alma e inspirando-a à prática das boas ações.

  Aprendendo mais:

Anjo da Guarda é um anjo que, segundo a tradição cristã, acompanha cada pessoa na vida, ajudando-o nos momentos de dificuldade e guiá-lo em direção a Deus. O anjo é invocado com a tradicional oração do Anjo de Deus.
Anjo da Guarda é uma figura recorrente na vida de muitos santos; em vários países há uma devoção forte e especial.
Anjos da Guarda
Anjos da Guarda
O que significa
A palavra “anjo” vem do grego angelus “mensageiro”. Para a cultura hebraica o termo é malakl; mensageiro ou emissário. Seria interessante comparar as mensagens dos anjos ao sis-tema via satélite; no qual os sinais que passam pelo céu são enviados para todos os receptores. Então; os poderosíssimos veículos de comuni-cação poderiam simbolizar suas trombetas.
Se somos filhos de Deus, não existe mais ne-nhum em afirmar que somos divinos. Se Deus é considerado uma potência de inteligência, com certeza, quando fazemos o uso correto de nossa capacidade intelectual, estamos atuando com uma porção angelical muito forte.
Os anjos (daimones) que protegem os seres humanos são diferentes dos daimones que ficam fora do nosso controle. Eles são perceptíveis ao nosso conhecimento, mas é difícil mantermos contato com eles, ainda que seja possível entrar em sua sintonia. Os silfos, por exemplo, são elementos do ar que nos ajudam na propagação dos recados. Por esse motivo, quando fazemos um pedido escrito ao anjo e queimamos o pa-pel, assopramos as cinzas (elemental fogo) ou sentimos vontade de andar para colocar’ idéias em ordem, como faziam os grandes filósofos. Utilizamos a força das ondinas (élemental água) para nossas emoções e os gnomos e duendes (elemental terra) para prosperidade.
O anjo é o mensageiro, o “recadeiro” entre o céu e a terra. Isso é tão significativo.., Preocupe-se com sua vida, não julgue ninguém pelos seus atos. Compreenda.
Ficas em sintonia com seu anjo guardião é anular, neutralizar a força do anjo contrário. Com isso sua vida há de prosperar, já que Deus é prosperidade e quer que você prospere também.
“Deus dorme no mineral, sonha no vegetal, age no animal e desperta no homem”. Ele é inteligência. Quando você pensa, está com Deus e, em consequência, com os anjos. Ora, se tudo é pensar, então vamos utilizar o cérebro como um receptor e aproveitar toda e qualquer ajuda desses seres tão especiais.
Quando você passa por dificuldades, sente-se dividido e pode estar sob a influência do gênio contrário. Quando alguém não vai bem, sua estação ou aparelho receptor não está bem ajustado. Então, nessas fases; nada melhor do que a leitura para aprimorar o conhecimento, para aumentar sua receptividade aos anjos.
Nomes
Anjos da Guarda
Anjos da Guarda – Gabriel
Segundo a Bíblia, existem milhares e milhares de Anjos, porém somente três são chamados por ela com seus nomes:Gabriel, Miguel e Rafael.
Os antigos hebreus acreditavam em uma complexa hierarquia angelical em que cada um de seus componentes possuía um nome próprio, pois dentro do misticismo judaico o nome estava revestido de uma importância capital.
Todas as ordens místicas possuem um ritual de iniciação, em que o noviço adota um novo nome. É uma representação de seu nascimento para a ordem, e por meio dela, para uma nova vida. Esse nome significa novos poderes, novos conhecimentos e maiores conquistas espirituais.
Assim, o ato de nomear alguém ou algo parece ter importante significado. A invocação dos Anjos da antiguidade judaica era feita pronunciando-se seu nome, em certos momentos e em determinadas condições.
O ato de descobrir o nome do nosso Anjo da guarda pode também ser considerado uma espécie de iniciação, como o recebimento de um código que nos dará acesso a novos níveis de consciência. Essa descoberta talvez constitua o ponto crucial da relação com o nosso Anjo custódio. Se levarmos em conta que a imensa maioria dos seres humanos não é capaz de perceber os Anjos de uma maneira sensível, qualquer comunicação que de um modo inequívoco venha deles adquire uma importância capital. E entre essas comunicações, uma das primeiras , e a principal, é a nomeação do nosso Anjo da guarda. A partir desse momento, esse nome nos permitirá estar em permanente contato com ele, tornando a comunicação muito mais fácil, já que nossa fé e nossa segurança terão aumentado consideravelmente.
Existem diferentes métodos para averiguarmos o nome do Anjo da guarda, um dos melhores é que, a cada noite, antes de dormir, seja estabelecido um contato mental com nosso Anjo, pedindo sua ajuda durante o sono, para que sejam solucionados os problemas que naquele momento nos estão afligindo, quaisquer que sejam eles. Durante o dia, devemos afastar momentaneamente os pensamentos do trabalho – ou daquilo que estivermos fazendo – e enviar pelo menos uma saudação a ele, aproveitando para lhe pedir que nos ajude sempre, a qualquer momento e em qualquer situação.
À noite, nessa espécie de oração ou comunicação mental, devemos pedir-lhe que, se ele considerar o momento conveniente, revele seu nome para que a nossa comunicação e torne melhor, estreitando dessa maneira a união já existente entre nós.
O normal é que durante o sonho ou pela manhã, logo ao acordar, o nome do nosso Anjo surja claro e distinto na nossa consciência. Não devemos esperar um nome bíblico, nem forçosamente um terminado em “el”. Poderá ser um nome muito conhecido ou um que jamais ouvimos na vida. Poderá ser um nome estrangeiro ou um diminutivo popular. Também pode surgir algo que não pareça nome, mas que nós automaticamente identificaremos como sendo o do nosso Anjo. E a partir desse momento teremos uma forma de invocá-lo, de iniciar a comunicação com ele. Devemos dar as graças e estar dispostos a começar um novo, alegre e esperançoso dia.
Hierarquia Angelical
Anjos da Guarda
Anjos da Guarda – Serafins e Querubins
Segundo a tradição judaica, e mais tarde cristã, os anjos são organizados em uma hierarquia de diferentes ordens, conhecidas nos coros angélicos Idade Média.
Essas hierarquias consistem em valores intermediários entre Deus e os homens, como eles se conectam e descrever a relação entre a transcendência divina absoluta e sua atividade no mundo.
Em ordem de potência decrescente são:
Primeira Hierarquia: Serafins, Querubins, Tronos
Segundo Hierarquia: Dominações, Virtudes, Poderes
Terceiro Hierarquia: Principados, Arcanjos, Anjos.
SERAFINS
É a categoria angelical que está mais próxima a Deus, são considerados os mais velhos (responsáveis) de todos os anjos. Sua função é transmitir o fogo do amor aos demais anjos. Metraton é o príncipe que anota tudo que acontece com a humanidade. Representa o poder da abundância e da supremacia.
QUERUBINS
Anjos da Guarda
Anjos da Guarda – Querubins
São os bebês, retratados com simpatia e graça pelos pintores. Ele é o príncipe dos mistérios e guardião da originalidade. Protege a humanidade de forma que todos sintam-se positivos e prósperos. Raziel é o príncipe dos mistérios e guardião da originalidade. A função do anjo da guarda é trazer paz, bondade, benevolência e prosperidade; nunca a doença. Seus protegidos são sinceros e verdadeiros.
TRONOS
É o nome dado a categoria angelical que inspira os homens à arte, à beleza e à música. Nas pinturas são representados como anjos jovens, segurando harpas, cítaras, ou outros instrumentos musicais. Auriel tem o poder de reconciliar adversários. Diante de uma contradição ou dúvida, ajuda a entender e a escolher o melhor caminho.
DOMINAÇÕES
Auxilia nas emergências ou conflitos que devem ser resolvidos imediatamente. Uriel está diretamente sujeito a Cristo, que segundo os cabalistas, tem a dominação suprema sobre tudo o que existe.
POTÊNCIAS
É o nome dado à categoria angelical dos guardiões dos animais. Eles protegem a procriação e a perpetuação das espécies. Camael remove todos os obstáculos que impedem o cumprimento da vontade de Deus.
VIRTUDES
É o nome dado á categoria angelical que tem como atribuição orientar as pessoas a respeito de sua missão e cumprimento do karma. Mantém as leis que regem o Universo. Raphael é o príncipe das virtudes, auxiliador dos trabalhos de cura. Raphael deverá remediar os males da humanidade, será ele quem conduzirá a nova geração para o ano 2000.
PRINCIPADOS
É o nome dado a categoria angelical que é responsável pelos estados, países e reinos. Protege também o reino mineral, a fauna e a flora. Haniel ajuda a resolver todos os problemas de amor, porque é o “chefe” dos cupidos; é invocado contra as forças do mal.
ARCANJOS
É o nome dado à categoria angelical que é responsável pela transmissão de mensagens importantes. Assegura os bons relacionamentos, a sabedoria e os estudos. Miguel no Apocalípse, faz com que as pessoas que praticaram o mal em vida, aceitam o bem após a morte.
ANJOS
É o nome dado a categoria angelical da qual Deus mais se utiliza para fazer milagres, provocando a evolução da humanidade, através de experimentos e experiências de vidas. Gabriel auxilia para as mulheres que desejam Ter filhos. Ele orienta a alma do feto para que se desenvolva no corpo da mãe durante os nove meses de gestação.

1 de Outubro Dia de Santa Terezinha

Terezinha nasceu em 2 de janeiro de 1873, em Alençom, na França. Sempre teve o corpo frágil e doente. Era filha de Louis Martim, joalheiro e relojoeiro, e Zélie Guérin, que trabalhava como bordadeira. Um dia, quando Terezinha estava muito doente, ao olhar para a imagem da Imaculada Conceição de Maria, viu a Virgem sorrindo e imediatamente ficou curada. Foi quando ela também decidiu entrar para o Carmelo, seguindo suas irmãs. Em maio de 1925, Santa Teresinha foi canonizada pelo Papa Pio XI e, em 1927, foi declara Patrona Universal das Missões, sem nunca ter saído do convento. Em 1997, Santa Teresinha foi declarada Doutora da Igreja pelo Papa João Paulo II. Vamos conhecer os símbolos de sua imagem.

O crucifixo de Santa Terezinha

Na imagem de Santa Teresinha o crucifixo representa o seu sofrimento e o amor que ela tinha pela Paixão de Cristo. Santa Teresinha gostava de jogar flores no crucifixo do jardim do Carmelo. Viveu apenas 24 anos e tinha a saúde debilitada. Sofreu muito durante quase três anos por causa da tuberculose, doença incurável na época, e ofereceu todo seu sofrimento pela conversão dos pecadores. Ela disse: "Eu nunca teria acreditado que fosse possível sofrer tanto! Nunca! Nunca! Não posso explicar isto, exceto pelos desejos ardentes que eu tive de salvar almas".

As rosas de Santa Terezinha

As rosas na imagem de Santa Teresinha simbolizam uma promessa que ela fez antes de morrer. Aos 24 anos de idade, em 30 de setembro de 1897, Santa Teresinha disse às irmãs: "Farei cair uma chuva de rosas sobre o mundo!" As rosas simbolizam a intercessão de santa Terezinha por todos aqueles que a pedem em oração.

O véu de Santa Terezinha

O véu preto de Santa Teresinha representa seus votos perpétuos de pobreza, obediência e castidade, na Ordem Carmelita. Representa seu casamento com Cristo e sua entrega total a ele. Nesse entrega, Santa Terezinha sentiu o ardente desejo de dedicar sua vida e suas orações na intenção de todos os missionários. Por isso, sem nunca ter saído do convento, ela se tornou a padroeira dos missionários e das missões.

O hábito de Santa Terezinha

Na imagem de Santa Teresinha, o hábito marrom simboliza a pobreza dos carmelitas e a fé inabalável em Jesus Cristo. Representa, também, a morte espiritual da pessoa para as coisas deste mundo, querendo apenas os bens celestiais, o que Santa Terezinha viveu de maneira exemplar.

História da novena de Santa Terezinha

Em 1925, o padre jesuíta, Antônio Putingan, começou a rezar uma novena em honra a Santa Teresinha do Menino Jesus. Ele rezava 24 glórias ao Pai em homenagem aos 24 anos que a santa viveu na terra. Pediu uma graça e uma prova de que seria atendido: que recebesse uma rosa. No terceiro dia da novena, uma jovem entrega-lhe uma rosa vermelha. O interessante é que não era época de flores, pois era inverno, nevava e fazia dez graus abaixo de zero. Numa segunda novena ele pediu uma rosa branca, que lhe foi entregue no quarto dia, pela Irmã Vitalis, que disse: "Padre, este presente é de Santa Teresinha". A partir de então, Pe. Putingan organizou a novena, para ser rezada entre os dias 9 e 17 de cada mês. E quem a reza com fé pedindo uma graça, se for da vontade de Deus concedê-la, recebe uma rosa de Santa Teresinha como confirmação.

Novena

Rezar 24 vezes: "Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos, amém". Depois de cada "Glória", acrescentar: "Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós". No final, reza-se um Pai Nosso, uma Ave Maria e a oração a santa Terezinha:

Oração a Santa Terezinha do Menino Jesus

"Ó Santa Terezinha, branca e mimosa flor de Jesus e Maria, que embalsamais o Carmelo e o mundo inteiro com vosso suave perfume, chamai-nos e nós correremos convosco, ao encontro de Jesus, pelo caminho da renúncia, do abandono e do amor. Fazei-nos simples e dóceis, humildes e confiantes para nosso Pai do céu. Não permitais que o ofendamos com o pecado. Socorrei-nos em todos os perigos e necessidades; socorrei-nos em todas as aflições e alcançai-nos todas as graças espirituais e temporais, especialmente a graça que estamos precisando agora, (fazer o pedido). Lembrai-vos ó Santa Terezinha, que prometestes passar vosso céu fazendo o bem a terra, sem descanso, até ver completo o numero de eleitos. Cumpri em nós vossa promessa: sede nosso anjo protetor na travessia desta vida e não descanseis até que nos vejais no céu, ao vosso lado, contando as ternuras do amor misericordioso do Coração de Jesus. Amém."

Fonte: https://cruzterrasanta.com.br/significado-e-simbolismo-de-santa-terezinha/111/103/#c